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Como planejar a expansão empresarial e ter sucesso?

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Todo empreendedor tem o desejo de fazer uma expansão empresarial, aumentar a cartela de clientes, multiplicar seus lucros e levar a empresa para outros patamares. Acontece que isso não pode ser feito abruptamente. É preciso planejar, de forma meticulosa, cada passo a ser dado.

Existem diversos tipos de expansões que beneficiam a organização: aquelas em unidades ou filiais; canais de venda; produtos ou serviços; qualidade da clientela; investimento em marketing. Mesmo assim, essa mudança é complexa e pode gerar prejuízos se for feita de forma demorada, engessando setores e estagnando a evolução da companhia.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para que o empresário que pretende fazer essa transformação em sua empresa possa ter sucesso em sua empreitada. Confira abaixo!

Investimento em infraestrutura

Quando se pensa em expandir fisicamente um negócio, avaliar as condições para o crescimento é crucial para não haver obras desnecessárias. A estratégia e planejamento interno guiarão o tamanho que a corporação conseguirá alcançar.

O aumento no lucro de acordo com relatórios e planilhas, por exemplo, é um fator que provoca a vontade de transformar. Porém, isso pode ter sido momentâneo, então cabe avaliar o que causou essa alta repentina. É interessante que o gestor analise de onde surgiu o consumo crescente e descubra se ele é regional ou generalizado.

Muitos nichos do mercado envolvem taxas diferentes em lugares distintos, portanto, trazem diversos impostos e custos adicionais com os quais o empreendedor não estava preparado para lidar. Essa questão influenciará diretamente na lucratividade e, assim, teremos uma visão clara se valerá a pena ou não planejar a expansão empresarial.

Uma alternativa interessante para esse problema é contratar empresas terceirizadas para abranger produtos e serviços que a organização não conseguiria ter tão cedo.

Tecnologia de ponta

Não há mais para onde fugir quando se trata de avanço tecnológico. Uma organização que não investe em equipamentos avançados e softwares de ponta acaba tendo mais prejuízos. Inclusive, incorre no risco de falir pelo fato de a tecnologia estar atrelada a todos os setores e serviços atualmente.

Essa é uma das melhores maneiras de expandir seguramente, principalmente com a crise econômica que atinge o país. Os principais investimentos nessa área são em automação de processos e sistemas, primordialmente nos gestoriais e financeiros.

Comprar materiais caros só por causa de seu desempenho avançado nem sempre é sinônimo de evolução. Muitas vezes, o orçamento da empresa não permite esse gasto imediato. Logo, é importante verificar quais são as necessidades essenciais da corporação, encaixando a tecnologia como uma aliada para o crescimento exponencial.

Gerenciamento de equipes

Mesmo com as melhores estratégias empresariais, nenhuma organização consegue se desenvolver consistentemente sem uma equipe bem informada, preparada e estruturada. Afinal, são os times internos que executam os planos que os gestores pretendem implantar.

Todavia, quando há um processo de expansão, é muito comum os colaboradores terem certo medo da inovação. Afinal, há um receio com a possibilidade de serem demitidos ou prejudicados no final dessa reestruturação.

Por isso, a forma como será entregue a notícia a eles tem que ser pensada de modo claro e transparente. É preciso dar oportunidades para a participação de todos na construção dos projetos, com opiniões e sugestões relevantes.

Com este rico conteúdo, um gestor tem plena capacidade de analisar e colocar em prática uma expansão empresarial com segurança e confiança.

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