A tecnologia digital evoluiu muito nos últimos anos, passando de um pequeno nicho para um recurso indispensável no dia a dia das pessoas. As empresas também têm acompanhado esse ritmo, incluindo cada vez mais tendências tecnológicas em seus processos.

Porém, mais do que usar novas ferramentas, essas inovações estão gerando o que é chamado de transformação digital: uma mudança profunda na forma como cada negócio pensa seus processos.

Diante desse cenário, listamos aqui 4 tendências tecnológicas que estão atualmente impulsionando a transformação digital. Acompanhe!

1. Ferramentas autônomas e robotização

Automatizar tarefas repetitivas e/ou cansativas é praticamente uma norma dentro das empresas nos dias de hoje. Se você puder liberar recursos e energia para se dedicar às tarefas mais produtivas em vez de preencher planilhas, por exemplo, o investimento vale a pena.

Porém, a tecnologia permite um passo a diante, apresentando soluções capazes de tomar alguns tipos de decisões de forma automatizada. Dessa forma, a máquina pode lidar com algumas situações inesperadas, usando como base seu conhecimento acumulado.

Essa mudança é chamada de “robotização”, e consiste em colocar robôs como os responsáveis por tarefas que antes exigiriam intervenção humana. A principal vantagem disso é que os processos do dia a dia ganham mais precisão e eficiência, enquanto os profissionais podem atuar em tarefas que exigem criatividade, flexibilidade e outras competências exclusivamente humanas.

2. Experiências imersivas

O desenvolvimento da realidade virtual é uma das mais fortes tendências tecnológicas em diversas áreas, não apenas no ramo do entretenimento. Cada vez mais empresas usam essa e outras ferramentas para realizar demonstrações e proporcionar experiências únicas aos seus clientes. Se você tiver disposição e criatividade, certamente encontrará vários bons usos para essas e outras tecnologias, seja no seu processo de atendimento ou nos próprios serviços.

3. Blockchain

Uma das limitações para os bens digitais é que eles podem ser replicados indefinidamente, tirando o valor de raridade de muitos produtos, além de ser um risco de segurança. A implementação do Blockchain é uma possível solução para isso.

De forma simples, esse sistema cria uma série de formulários de verificação em locais diferentes. Dependendo do conflito dos dados, é possível retificar o que foi informado e até impedir a replicação de certas informações. Ótimo para evitar fraudes e criar produtos digitais singulares.

4. Espaços inteligentes

A ênfase em experiências digitais também pode ser ampliada para algo mais concreto. Os espaços inteligentes, por exemplo, são ambientes nos quais a tecnologia se torna parte integrante desse ecossistema, não apenas um facilitador de alguma outra atividade.

Um bom exemplo é pensar em um condomínio onde todos os componentes funcionem com uma alta integração, do portão até as campainhas, comunicando-se entre si e apresentando informações relevantes para seus administradores e moradores.

Agora que você conhece as principais tendências tecnológicas no mundo atual, que tal adotar algumas delas em seu negócio e avançar na sua transformação digital?

O importante é lembrar que, para isso, uma mudança de processos se faz necessária: só assim você vai conseguir acompanhar o ritmo do mercado!

Ficou interessado e quer saber mais sobre o tema? Leia nosso artigo sobre as tendências para o mercado de robôs e RPA agora mesmo.

Spread the love