À medida que o tempo passa, maior é o desafio de se manter relevante diante de vários concorrentes no mercado. As companhias têm investido muito para obter mais resultados, como diminuir custos e melhorar a produtividade na produção. Muito se tem falado sobre os impactos da robotização de processos.

Apesar de o termo assustar alguns, pois passa a impressão de acabar com os empregos substituindo trabalhadores por máquinas, ela tem como finalidade melhorar o ritmo da produção e mudar as estratégias em tarefas monótonas como: envio e recebimento de e-mails, preenchimento de documentos e tratamentos de dados. Quer saber mais? Confira!

1. Aumento de produtividade

É comum associarmos a substituição de trabalhos repetitivos (realizados pelo esforço humano) por máquinas quando o assunto é robotização de processos. Muito além disso, a mudança tende a aumentar a produtividade no setor graças a softwares especialmente preparados para atender uma grande demanda, como disparo de e-mails e extração de dados.

2. Redução de custos

Com uma simples análise podemos identificar na empresa quais áreas estão sobrecarregadas e podem ser simplificadas. Graças à tecnologia podemos observar esse detalhe e tomar melhores decisões sobre como melhorar o fluxo de trabalho da equipe para obter melhores rendimentos.

Com o suporte correto é possível reduzir custos da demanda aperfeiçoando ou até realizando cortes onde o processo humano pode, facilmente, ser reproduzido por algum programa.

3. Diminuição de retrabalhos

Além de melhorar a performance do processo, toda a produção é feita de maneira padronizada por robôs, possibilitando efetuar entregas em quantidades maiores e, ainda assim, manter a qualidade do item.

Por consequência, o retrabalho é quase zero, pois não há erros humanos, como desgastes físicos e emocionais responsáveis por não conseguir preservar o padrão em grande escala, sendo necessário refazer os trabalhos malfeitos, como por exemplo, no preenchimento do cabeçalho ao informar a data incorreta.

4. Reaproveitamento de funcionários

Além de manter os custos para realizar as tarefas, é necessário desembolsar um valor para capacitar um funcionário para uma determinada área diversas vezes, trazendo muitos custos para a companhia.

Depois de levantar em quais setores é possível substituir o trabalho humano pela máquina com a otimização, não será preciso investir em treinamentos caros para fazer aquela determinada tarefa.

Para melhor aproveitamento, poderá transferir o trabalhador para um outro setor onde o contato humano é muito mais importante, como no atendimento direto ao cliente.

5. Alta demanda

Um grande medo que gestores possuem dentro da corporação é saber se eles vão dar conta quando a demanda de serviços crescer.

Para se manter relevante no mercado diante da concorrência, é preciso investir de forma inteligente em ferramentas que ajudem a simplificar as tarefas, melhorar a produtividade da equipe e se diferenciar para obter os melhores resultados.

A inovação se torna uma peça fundamental para ser capaz de atender a todos os pedidos. Independente do quanto for solicitado, a ferramenta dará o suporte necessário.

As vantagens são diversas e após uma análise, muitos gestores identificam o quanto de valor o investimento pode realizar em seu empreendimento. Os impactos da robotização de processos podem ser o diferencial da sua empresa em meio aos concorrentes.

Quer saber mais detalhes como estes? Veja nosso artigo sobre o que um software de gestão de processos pode fazer por você!

Spread the love