Com as novas formas de se comunicar advindas da internet, alguns conceitos e programas também surgem. Esses elementos, se utilizados corretamente, são capazes de criar e executar soluções para problemas, como a inteligência artificial e a robotização de processos. Acompanhe!

Inteligência Artificial

Inteligência artificial é um conceito amplo da área de tecnologia que engloba diversas técnicas para criação de soluções inteligentes. Essas soluções são criadas para imitar o pensamento humano através de máquinas e algoritmos. Isso implica em perceber variáveis, tomar decisões e resolver problemas. Enfim, operar em uma lógica que remete ao raciocínio humano.

Para compreender o significado semântico do conceito, é necessário analisar as duas palavras que o compõem separadamente. “Artificial”, segundo o dicionário Michaelis, é algo que foi “produzido por arte ou indústria do homem e não por causas naturais”. Já inteligência é a “faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar”. Ou o “conjunto de funções mentais que facilitam o entendimento das coisas e dos fatos”.

Dessa forma, soluções de inteligência artificial implementam a capacidade de um robô ou sistema realmente aprender, pensar e agir como um ser humano inteligente.

Robotização de Processos

Robotização de processos (ou Robotic Process Automation – RPA) consiste na criação de robôs (a nível de software) configurados para executarem o passo a passo de tarefas repetitivas até então feitas por humanos.

Esses robôs executam as tarefas de forma mais rápida, assertiva e eficiente, criando uma grande força de trabalho virtual na empresa. Diversos tipos de processos podem ser robotizados, desde uma simples captura de informações em sites e arquivos até o atendimento de clientes em chat online e envio de e-mail.

Diferenças entre inteligência artificial e robotização.

A grande diferença entre IA e RPA é que a primeira possui a capacidade de aprendizagem através de suas execuções e histórico. Já a robotização executará o processo sempre da forma como foi configurado. Ambas as soluções trazem ganhos, porém em contextos diferentes.

Como funciona a convergência entre a IA e o RPA?

O RPA e a IA são diferentes, mas podem atuar muito bem juntas. Isso porque enquanto o RPA otimiza os processos repetitivos e manuais, tornando-os mais efetivos, a IA analisa todas as informações provenientes das tarefas executadas pelos robôs e promove diagnósticos e relatórios.

Portanto, o RPA é capaz tanto de gerar insumos para a execução de IA – fornecendo dados – quanto de executar ações em sistemas após o processamento da IA – como acionar um cliente via e-mail ou realizar um cadastro em um sistema. Esses dados são cruciais para as tomadas de decisões nas empresas.

Quais as vantagens dessa convergência?

Com a convergência de IA e RPA, é possível estender o nível de automatização nas esteiras de trabalho: automatizando desde a categorização de um e-mail recebido pela ouvidoria (através de classificadores textuais – solução de IA) até a extração e cadastro em sistema das informações obtidas pelo RPA daquele e-mail.

É possível implementar a robotização de processos, que além de serem repetitivos, exigem a análise de dados para tomada de decisão.

Essa convergência é indicada a empresas que buscam a redução de custos e aumento na qualidade de seus processos através de soluções inovadoras e assertivas. Em todas as empresas, de pequeno a grande porte, existem processos que envolvem captura de dados e análise das informações para prosseguir – reservando espaço para a unificação das duas soluções (IA e RPA).

O RPA e a IA são um grande diferencial no mercado, que é cada vez mais competitivo — e quem utiliza todas as ferramentas que estiverem ao seu alcance para tornar o dia a dia na empresa o mais eficiente possível sai na frente da concorrência.

Como a Yank! realiza a convergência?

A Yank! possui grande know-how no mapeamento de processos e nas melhores práticas de mercado para diversas áreas (jurídicas, financeiras, fiscal, contábil, logística, etc) – permitindo a melhor arquitetura de integração das soluções de IA e RPA.

Além da facilidade inicial para o mapeamento e para as sugestões nos processos, a Yank! possui componentes tecnológicos prontos, que agilizam a implementação dos projetos em nossos clientes – reduzindo o tempo de investimento e acelerando o retorno obtido através da robotização de tarefas.

A empresa também possui um framework próprio de robotização de processos e um portfólio de componentes de IA de fácil implementação no ambiente do cliente – facilitando a transformação digital de todas as áreas das empresas.

Saiba mais sobre nosso trabalhando acessando nosso site. Siga também nossas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube)

 

Fontes:

RPA e IA (inteligência artificial): qual a diferença?

Inteligência Artificial: o que é, como funciona e exemplos

Spread the love