É provável que você já tenha percebido que a cada dia mais tecnologias e informações entram em contato com nossa vida profissional. Não é por menos que a automação do trabalho tem sido tão influente nessa mudança do mercado.

Esse tipo de tecnologia funciona como uma potencialização do trabalho humano, em que as máquinas desempenham funções manuais repetitivas e cansativas, enquanto nós ficamos com as tarefas reflexivas, críticas e criativas. Assim, o impacto que tem causado promove uma qualidade e quantidade produtiva muito maior e em bem menos tempo. Além disso, a tecnologia provocou outras diversas mudanças, como ao fazer com que muitos colaboradores desenvolvam novas habilidades e, assim, evoluam na empresa.

Pensando nesse impacto, listamos uma série de informações importantes para que você fique por dentro de tudo sobre esse fenômeno tecnológico. Confira com a gente!

Mudanças

O cenário mundial já começou a se voltar para as grandes transformações no mercado de trabalho, afinal, diversas profissões que conhecemos serão extintas, ou seja, estão com prazo de validade. Contudo, não se apavore, pois isso ainda levará um tempo e outras demandas de atividades surgirão no lugar.

Considerando esse clima de mudanças, é preciso dizer que o colaborador do futuro terá que se adaptar a diversas habilidades diferentes e conjuntas, também conhecidas como “soft” (natureza humana), “hard” (conhecimento técnico) e “meta” (mentalidade voltada ao crescimento).

Na área de liderança, aqueles que costumam ser inflexíveis, indispostos, muito metódicos ou mesmo autoritários não servirão mais para a função. Isso porque empresas estão buscando um perfil com mais abertura para o aprendizado e ensinamentos, sem contar que essas pessoas devem saber lidar com o fator humano.

Já no que diz respeito aos profissionais, a maior busca é por ambientes de trabalho agradáveis, já que eles entendem que se trata do lugar em que vão passar grande parte do dia.

Produtividade

Um dos aspectos que mais se destacam na automação do trabalho é o aumento significativo da produtividade, mesmo porque é a finalidade principal desse fenômeno. Com esse tipo de tecnologia, os ciclos cultivados são aperfeiçoados, ficando mais velozes e eficientes.

Um colaborador não consegue fazer repetidamente um tipo de tarefa específica com a mesma precisão e perfeição que uma máquina. Por isso, um sistema automatizado tem tamanha importância para indústrias e corporações empresariais.

Custos

Além de todas essas novidades, a automação ajuda na diminuição de gastos e recursos com as instalações das máquinas, pois dão um retorno rápido e eficaz nos processos produtivos. Como o sistema é automático, muitos colaboradores serão desligados, reduzindo folha de pagamentos e despesas diárias.

Outro detalhe que merece ser falado é sobre os custos com energia elétrica, água, entre outros. Isso porque o maquinário é projetado justamente para economizar e ser ecologicamente sustentável.

Por fim, ela traz simplificação das execuções de procedimentos complexos, diminui o esforço humano e reduz a produção de resíduos prejudiciais ao meio ambiente.

Os últimos dados coletados pela consultoria McKinsey mostraram um crescimento de 0,4% em menos de 20 anos com a robótica, a área de TI teve uma alta de 0,6% e está previsto até 2065 um aumento da produtividade em até 1,4%.

Assim, podemos concluir que a automação do trabalho tem sido fundamental no desenvolvimento desse novo século que estamos inseridos. Portanto, devemos nos atualizar constantemente e buscarmos novas formas de inovar nesse contexto.

E aí, leitor? Gostou de saber mais sobre automação do trabalho? Então, deixe seu comentário no post e nos ajude a conhecer sua opinião sobre o tema.

Spread the love