Tomar decisões de negócio com base na intuição é um grande erro e pode acarretar uma série de riscos para as empresas. Por isso, os dados estão exercendo um papel cada vez mais importante, sendo utilizados como base para o conhecimento e monitoramento por parte da gestão.

Nesse contexto, é importante conhecer os benefícios e o potencial do Business Intelligence. Abaixo, vamos explicar sobre o conceito e mostrar como ele pode melhorar os processos internos, reduzir riscos e garantir o retorno sobre os investimentos. Continue a leitura!

O que é Business Intelligence (BI)?

O Business Intelligence é um conjunto de ferramentas que busca coletar, integrar, organizar, analisar e processar dados do negócio, com o objetivo de gerar insights para a tomada de decisão e avaliação dos resultados.

É um suporte para a gestão, pois gera conhecimento e permite uma visualização mais ampla da companhia, em todos os aspectos relevantes.

O BI é uma ótima estratégia para otimizar as decisões e maximizar as probabilidades de acerto. Sua aplicação se estende a diferentes setores e auxilia na concentração de informações úteis para filtrar o que realmente é fundamental em cada análise. Além disso, está associada a uma cultura orientada para os dados, marcada pelo monitoramento e evolução contínua dos processos.

Quais as razões para usar o BI?

Reconhecimento de falhas

O Business Intelligence é fundamental para reconhecer falhas e erros em operações – como gargalos que podem atrapalhar o fluxo produtivo —, mas também nos produtos e serviços. A análise completa dos dados, o monitoramento constante dos processos e o registro do estado do negócio facilitam a identificação de anomalias.

Otimização de processos

A análise de um processo com o objetivo de melhorá-lo também passa pelo BI. Afinal, um software pode ser usado para integrar informações e filtrar o que é relevante, fornecendo, assim, a visualização do que precisa de ajustes em cada operação. Dessa forma, a gestão pode trabalhar especificamente no que necessita de mudança para obter resultados consistentes.

Identificação de oportunidades

A análise de BI pode ser feita visando o lado externo da empresa, para compreender o mercado e a condição atual, em busca de oportunidades.

O software coleta uma quantidade massiva de dados e busca padrões nas informações para entender o que pode ser explorado pela companhia para aumentar a receita. Também é possível avaliar proativamente os riscos prováveis e as maneiras de minimizá-los.

Qual a relação do BI com o RPA?

É possível que um software de BI seja usado para complementar uma solução de robotização de atividades (RPA) — uma forma de automação que utiliza um robô para executar tarefas burocráticas.

Ambos apresentam finalidades distintas, mas, quando combinados, fornecem mais conhecimento sobre os processos e a situação interna da empresa, o que viabiliza melhorias internas significativas.

O BI é utilizado para analisar a performance do robô em suas atividades, ou seja, viabilizar o monitoramento do RPA, para garantir a eficácia da solução. Contudo, também pode acompanhar os documentos e as informações que são gerenciadas pelos robôs, com relatórios automatizados e um processamento mais ágil.

Em suma: o Business Intelligence é utilizado com a finalidade de otimizar a eficiência do RPA, tornando-o uma importante fonte de informação para a empresa acerca do fluxo operacional.

Isso é fundamental para padronizar as atividades, controlá-las, garantir a evolução contínua da solução de automação, e assegurar que essa ferramenta continue gerando valor com o aumento de produtividade, diminuição de custos e crescimento do lucro.

O Business Intelligence é um conceito que deve ser conhecido por quem deseja diminuir gastos internos, otimizar processos e aumentar a receita do seu negócio. Afinal, suas ferramentas trabalham com as melhores soluções de automação, garantindo mais conhecimento para a gestão e decisões fundamentadas.

Gostou do conteúdo deste artigo? Compartilhe nas suas redes sociais para levar esse conhecimento para os seus amigos!

Spread the love