A robotização de processos é uma ferramenta de otimização de trabalho. Em suma, é a utilização de um software com capacidade para automatizar processos que consistem em tarefas repetitivas como navegação em sistemas web, alimentação dos sistemas de clientes, extração de informações de outros sistemas e abastecimento do sistema interno, por exemplo.

Em meio a uma crise, a qualidade dos serviços prestados são fundamentais para manter os negócios. Mas, como manter a qualidade quando tudo aponta para o caminho contrário? A robotização de processos é a solução.

Em momentos de crise, essa robotização pode auxiliar o seu negócio. Veja como!

Vantagens da robotização de processos

Um ser humano trabalha, em média, 8h por dia. Mas, quando se fala de produtividade, esse tempo é de, em média, 5h por dia, uma vez que o trabalhador faz horário de almoço e pausas diversas. Já um robô trabalha 24 horas por 7 dias da semana sem perder a sua produtividade, algo que para os seres humanos é impossível.

A robotização também certifica que todos os processos serão desenvolvidos corretamente, de maneira ágil e com menos erros. Desse modo, ganha-se rapidez e qualidade no trabalho.

Além disso, com a robotização pode haver uma redução de custos com funcionários. Para seguir a legislação trabalhista, as empresas têm diversos custos, além de gastos com treinamentos e capacitação. Já quando os processos são automatizados esses custos são reduzidos significativamente.

Segurança de dados

Nós sabemos que humanamente estamos suscetíveis a errar a qualquer momento, mas, quando se trata de robôs e do processo automatizado esses erros são quase nulos. Quando um processo é automatizado de maneira correta, o que ele foi programado para fazer, ele irá fazer. Assim, todos os dados estarão seguros, com o webservice criptografado.

Em momentos de crise, a robotização pode ajudar a manter os negócios

Diversas crises podem afetar uma empresa e a robotização pode ser fundamental. Em uma crise financeira, por exemplo, a robotização ajuda a reduzir custos sem afetar a produtividade e segurança.

Além disso, manter a qualidade é fundamental e com um sistema robotizado eficiente e organizado, os resultados serão melhores. Também as entregas serão bem mais rápidas e eficazes.

Já em uma crise como a causada pela pandemia do Covid-19 (conhecido como coronavírus), que o recomendável é o isolamento social, muitas empresas não podem paralisar seus negócios por tempo indeterminado, uma vez que isso pode causar altos danos financeiros. Assim, a robotização pode ser a melhor saída, já que a empresa poderá direcionar seu capital intelectual para o desempenho de tarefas que realmente precisam ser realizadas por humanos, reduzindo o número de pessoas na empresa ou mesmo fazendo home office e deixando as atividades burocráticas a cargo de robôs.

Estamos passando por uma crise mundial no âmbito da saúde que tem afetado empresas em todo o mundo. Para ajudar seus negócios a passar por ela ileso, entre em contato com a Yank Solutions e conheça os nossos melhores recursos de automação e robotização para a sua empresa!

Spread the love