O rendimento de um time depende de vários fatores. Colaboração, liderança, capacitação, organização, entre muitos outros. Porém, não é tão raro ver uma equipe sofrendo para diminuir erros operacionais. Encontrar as suas causas é mais difícil do que aparenta.

Em geral, eles não acontecem por falta de capacidade do time, mas sim devido a problemas nos processos da empresa. Por isso, é importante entendê-los e avaliar como eles podem ser melhorados, evitando retrabalhos.

Para ajudar você com esta tarefa, trouxemos aqui algumas dicas para cometer menos erros operacionais e promover o rendimento da sua equipe. Confira!

1. Tenha canais de informação transparentes

Boa parte dos problemas que ocorrem no dia a dia da empresa é causada pela falta de comunicação entre os membros da equipe. Coisas simples, como um e-mail atrasado ou uma mensagem mal redigida, podem prejudicar muito seus resultados.

Para evitar que isso te prejudique e diminuir erros operacionais, é importante que todos os colaboradores envolvidos possam se comunicar facilmente. Possuir um mesmo código — palavras simples para ordens mais complexas —, já faz uma grande diferença na capacidade de entendimento de todos.

2. Crie listas de tarefas consistentes

Organização é um fator importante no desenvolvimento de qualquer processo, e uma forma de alcançá-la é com uma lista de tarefas. Porém, ela não pode ser uma composição aleatória, sem uma linha de raciocínio. Caso contrário, a sua elaboração será uma perda de tempo por si só.

Suas listas devem considerar alguns fatores na sua produção. Por exemplo, o tempo que cada tarefa toma, quantos recursos serão consumidos, qual é o prazo estimado, qual é o nível de qualidade desejado etc. E, claro, ela deve seguir o mesmo princípio de transparência que já citamos.

3. Dê preferência à qualidade ao invés da velocidade

Você já deve saber como é difícil diminuir erros operacionais ao mesmo tempo em que apressa sua equipe para entregar um trabalho em um prazo apertado. As duas coisas quase sempre são mutuamente excludentes.

Tentar entregar algo mais rápido aumenta as chances de erro, pois não haverá tempo para checar os detalhes. Por isso, é importante ver se há tempo útil para cumprir todas as tarefas e entregar resultados.

4. Automatize processos puramente operacionais

Certas tarefas, como a organização de arquivos, coleta de dados, entre outras, são altamente repetitivas e monótonas, consumindo energia mental que poderia ser aplicada em outras tarefas. Seria muito mais eficiente deixar todas no piloto automático com a robotização de processos corporativos.

Uma máquina pode alcançar certos resultados muito mais rápido que qualquer ser humano, com muito mais precisão. Isso significa que você levará menos tempo para concluir tarefas e poderá dedicar seus recursos humanos a atividades mais complexas.

5. Utilize dados para atuar de forma estratégica

Informação é um dos recursos empresariais mais poderosos hoje em dia. Saber como coletá-la e utilizá-la pode contribuir muito para diminuir erros operacionais. Análise de processos, avaliação das ferramentas utilizadas, estudo de mercado, entre outras coisas, podem ser muito úteis para guiar o seu negócio.

Com essas dicas, você deve conseguir diminuir erros operacionais com mais facilidade na sua empresa. Quer continuar acompanhando nossos conteúdos? Então siga-nos no LinkedIn e fique sempre por dentro de nossas novidades!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Spread the love