Fazer a empresa crescer é o objetivo de todo empreendedor. Entretanto, a incorreta concepção de que, para tal, é necessário aumentar o número de funcionários, e, em consequência disso, os custos com contratação, readequação de espaço, aquisição de materiais e equipamentos para o desenvolvimento do trabalho, entre outros, acaba fazendo, muitas vezes, com que a empresa fique estagnada.

É possível otimizar os processos, melhorar os resultados, aumentar o faturamento e expandir os negócios sem que seja necessário fazer investimentos na equipe. Duvida? Listamos abaixo três pontos importantes que devem ser colocados em prática para fazer a empresa crescer mantendo o mesmo número de funcionários. Confira quais são eles!

Terceirize os serviços

A terceirização de serviços é uma maneira prática de eliminar a necessidade de contratação de mais funcionários. Ela é interessante na medida em que a contratação vem acompanhada de diversos encargos trabalhistas.

Além dos gastos tributários, um novo funcionário implica mais custos com equipamentos, energia elétrica, água, possíveis benefícios etc. Por isso, terceirizar atividades com profissionais freelancers ou mesmo empresas especializadas reduz bastante os custos, e, como a manutenção do contrato depende de bons resultados, em caso de insatisfação, é possível cancelar o serviço sem maiores prejuízos.

Automatize os processos na empresa

Robotizar processos na empresa é uma maneira inteligente de fazê-la crescer sem precisar investir na contratação de funcionários. Isso porque, entre os principais benefícios da automação, estão a eliminação do retrabalho, a redução da ocorrência de erros e falhas, a padronização de procedimentos, a integração dos dados, e, ainda, a otimização do trabalho desempenhado pelos funcionários.

Na prática, a robotização de processos corporativos consiste na adoção de robôs customizados que realizam os trabalhos manuais executados por funcionários, como coleta e inserção de informações em sites, digitação de textos, captura de arquivos, entre outros. Além de garantir a realização dos procedimentos de maneira mais ágil e sem erros, a medida permite que o capital humano seja direcionado para atividades estratégicas.

Promova treinamentos de equipe

Por fim, para fazer a empresa crescer sem precisar contratar mais pessoas, é importante garantir o treinamento constante da equipe. Isso implica capacitá-la para o desempenho de suas funções, de maneira que todos as executem cada vez melhor. Além disso, também implica a definição clara de metas e o alinhamento dos objetivos, bem como o estabelecimento de expectativas individuais e de equipe que a empresa tem com relação aos funcionários.

É importante manter reuniões periódicas para avaliação de desempenho, já que dar feedbacks constantes aumenta a produtividade. Além disso, oferecer cursos e treinamentos, e incentivar a capacitação, faz com que a equipe seja formada por profissionais atualizados e preparados.

Como mostramos, fazer a empresa crescer sem investir na expansão da equipe não só é possível, como também é inteligente e estratégico. Promover treinamentos constantes, apostar na robotização de processos corporativos e adotar a terceirização são maneiras não só de aumentar a produtividade, mas também de reduzir os gastos.

Agora que você já sabe como fazer sua empresa crescer mantendo o mesmo número de funcionários, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e mostrar aos seus colegas de trabalho e amigos como atingir esse resultado?

Spread the love