Estratégias de cobrança são necessárias para contornar a inadimplência em qualquer empresa. Ao fazer negócios com um cliente, todo mundo espera receber pelo seu trabalho, produtos ou serviços. Mas o que acontece quando o pagamento atrasa — ou não chega nunca?

Pagamentos atrasados geram vários prejuízos ao negócio. Com o fluxo de caixa interrompido, você terá dificuldades para manter as operações, pois pode faltar dinheiro para pagar funcionários e fornecedores. Nesses casos, sua empresa poderá ter que pagar multas, contrair empréstimos e sofrer danos à reputação. Confira agora dicas para contornar essa situação de maneira eficaz.

Estratégias de cobrança contra a inadimplência

Conheça as principais estratégias que precisam ser colocadas em prática para eliminar ou, pelo menos, reduzir ao máximo a inadimplência na sua empresa. Acompanhe!

Ofereça diferentes formas de pagamento

Em muitos casos, o atraso no pagamento é um problema de conveniência e não de caixa. O cliente tem uma rotina e prefere pagar por um determinado meio. Isso é mais comum com empresas que podem ter procedimentos burocráticos rígidos para executar suas ordens de compra.

Ao oferecer formas diferentes de pagamento, incluindo boleto, transferência bancária e cartão de crédito, você facilita a negociação e garante que a receita entre no seu caixa.

Saiba como abordar o cliente

Tato é tudo em comunicação. Um cliente inadimplente ainda é um cliente. É importante sua empresa ter um procedimento gerencial para a cobrança, ou seja, um conjunto de regras aplicadas de maneira consistente.

Uma dica é enviar o recibo ou boleto assim que a venda for efetuada. Outra possibilidade é enviar um lembrete cinco dias antes da data de validade. A prevenção tem excelentes resultados. Quando ela não funciona, é preciso insistir, mas de maneira educada.

Utilize os meios de comunicação digital

Como as pessoas passam muitas horas por dia no celular, ir até o cliente significa, muitas vezes, encontrá-lo nessa tela. Assegure-se de que o cadastro de clientes contém o número que permite contatá-lo por SMS ou WhatsApp.

É possível incluir na mensagem um link para efetuar o pagamento ou, pelo menos, as instruções de conta bancária. Isso facilita a tarefa de pagar a dívida pelo aplicativo do banco.

Ofereça descontos e multas

Se você oferecer descontos para pagamentos antecipados, mais clientes vão se sentir encorajados a pagarem antes. Da mesma forma, multas comunicadas de forma clara vão incentivar o pagamento no prazo.

A automação como estratégia de cobrança

Fazer cobranças de um grande número de clientes é uma tarefa complexa. São muitos cadastros, informações de contato, valores e prazos. Em muitos negócios, isso ainda exige grandes gastos com mão de obra. O processo é demorado e está sujeito ao erro humano.

Cada vez mais empresas estão descobrindo a importância da tecnologia de automação para tarefas como a cobrança. Seu negócio pode encomendar a produção de robôs que acessam as informações sobre clientes e inadimplência e comunicam do atraso nos pagamentos automaticamente. O programa vai seguir rigorosamente todas as instruções, como emitir lembretes e disparar mensagens diferentes conforme o tempo passa.

Estratégias de cobrança são importantes para toda empresa. Afinal, nem todos os clientes pagam no prazo o tempo todo. Com as dicas deste artigo, seu negócio está pronto para melhorar o fluxo de caixa.

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