Conforme a transformação digital avança, gestores e empresas estão se esforçando cada vez mais em busca de eficiência em seus processos. Você sabe, por exemplo, o que é BPO?

Essa sigla em inglês significa, basicamente, a terceirização de processos dentro dos negócios. Seu principal objetivo é auxiliar as empresas a melhorar pontos e tarefas que não estão ligados à sua expertise.

Em um momento no qual fica mais fácil para novos players entrar no mercado, buscar melhorar internamente é uma forma de se diferenciar e maximizar resultados. Quer entender isso melhor? Então, continue lendo!

O que é BPO?

Como dissemos, o Business Process Outsourcing se refere à contração de uma empresa parceira para realizar funções do negócio que não fazem parte direta do seu core, como o RH, a logística ou o financeiro, por exemplo.

Esse termo tem ganhado muito destaque porque, hoje, as empresas buscam direcionar seus esforços em aumentar a própria produtividade e reduzir custos, objetivando um maior lucro. E, utilizando o BPO, é possível focar quase totalmente em suas atividades-fim, melhorando os resultados finais.

Além disso, temos uma combinação perfeita entre esse conceito e o RPA (Robotic Process Automation). Em outras palavras, além de entregar determinadas atividades secundárias para organizações parceiras, existe ainda a possibilidade de automação, trazendo ainda mais benefícios.

Qual é a sua importância?

A principal vantagem que podemos destacar da utilização do BPO dentro das organizações é a possibilidade de contar com auxílio profissional especializado, capaz de trazer muito mais eficiência aos seus setores. Dessa forma, não apenas os colaboradores poderão se dedicar os processos-fim da empresa, como também as suas demais atividades terão um alto ganho de eficiência.

Qual é a diferença da terceirização tradicional?

“Terceirização” é um termo comum no mercado atual, e como a tradução da sigla de BPO utiliza essa palavra, pode parecer que se trata da mesma coisa. Mas não é bem assim.

Uma estratégia de Business Process Outsourcing requer um mapeamento completo de toda a empresa e seus processos. Nesse sentido, a empresa contratada pode desenvolver um modelo completo para criar serviços organizacionais mais eficientes, de acordo com a real demanda da contratante.

Diferentemente de uma terceirização, portanto, o BPO é muito mais elaborado, indo além de uma simples transferência de trabalho ou responsabilidade. Como dissemos, a empresa contratada poderá utilizar estratégias de RPA para desenvolver robôs customizáveis que visam automatizar tarefas e trazer o máximo de benefícios para a contratante.

É preciso ter em mente, ainda, que o BPO vai além também de uma consultoria, pois envolve o desenvolvimento direto de atividades, em vez de se resumir ao seu acompanhamento.

Como o BPO impacta a robótica?

O uso de robôs para a automatização de tarefas já não é mais uma novidade. Agora, podemos contar com essas soluções em um modelo de BPO, trazendo várias vantagens para as empresas, como:

  • otimização do tempo — substituição de tarefas repetitivas;
  • tarefas automatizadas — mais rapidez e efetividade na sua realização;
  • flexibilidade interna — maior disponibilidade dos recursos e colaboradores;
  • ganho de eficiência — redução de erros e demanda de retrabalho.

Enfim, agora que você já sabe o que é BPO e entende as vantagens que ele pode oferecer — incluindo a sua combinação com o RPA — temos certeza de que se interessará em aplicar esse conceito no seu negócio.

A Yank Solutions é uma empresa especializada em desenvolver robôs customizados, capazes de otimizar todo o trabalho da sua empresa, tornando seus processos muito mais efetivos. Quer saber mais? Então, entre em contato conosco e confira as nossas soluções!

Spread the love