Navegue por categorias

Emissão de Boletos: como o RPA vai te ajudar?

Compartilhe este post

emissão-de-boletos

Antes de mais nada, você sabe o que é RPA? Consegue imaginar quanto tempo pode otimizar na emissão de boletos quando utiliza RPA na sua empresa?

Portanto, antes de falar como a emissão de boletos pode ser muito mais rápida e eficiente, vamos falar sobre o que é o RPA. Continue nos acompanhando e boa leitura!

Robô para emissão de boletos? Sim!

À primeira vista, imaginamos que o robô do subtítulo seja algo físico. Com engrenagens, fios e placas, ele sentaria em frente a um computador e começaria a digitar os dados e emitir boletos, tal qual uma pessoa. Certo?

Não é completamente certo e nós vamos explicar o porquê. O RPA (Robotic Process Automations, ou em bom português: Automação de Processos Robóticos) é um robô virtual.

Como assim? 

Nada mais é que uma aplicação tecnológica, regida por lógica de negócios e que procura automatizar processos. Dessa forma, a empresa que adota um RPA está otimizando seu tempo na execução de tarefas tediosas e repetitivas.

Em outras palavras, esse robô virtual não só manipula dados, como também interpreta e interage com aplicativos, processa transações, dispara respostas e muito mais coisas.

Segundo o site da Canaltech, o RPA fica em primeiro lugar no ranking de tecnologias para ficar de olho. Nessa matéria, ele explica que o software é uma forma de simplificar o trabalho e que está em uma crescente, já que muitas empresas vêm adotando.

Ainda de acordo com a Canaltech, a adoção de um RPA na empresa permite executar um serviço de 5 a 10 vezes mais rápido e com economia beirando a 40% em relação a recursos. Além disso, eles estimam que até 2050, cerca de 80% das atividades realizadas por humanos em empresas serão automatizadas.

Quer dizer que o RPA vai substituir a mão de obra humana? Não, ela veio para auxiliar nos processos morosos, dando a oportunidade de você utilizar seu tempo para algo que exija mais de sua criatividade.

Automação de boletos: rápido e sem estresse

Agora que você já sabe o que é um RPA e como ele vai mudar sua vida para melhor, pense em quantas coisas ele pode fazer por você. Desde criação de listas e coletas de dados até emissão de boletos!

Em um dos nossos artigos, destacamos os principais recursos do RPA que podem otimizar a sua empresa. Aqui vamos explicar o porquê dele ser ideal para o seu setor financeiro.

Emissão de boletos manualmente x RPA

Quem já trabalhou no setor de contas a receber sabe que é um transtorno enorme os dias que são dedicados exclusivamente a emissão de boletos. É uma atividade que exige o máximo de concentração, leva tempo e faz com que outras atividades fiquem acumuladas.

Eventualmente, essa tarefa manual vai gerar retrabalho, pois um erro de digitação ou uma vírgula no lugar errado prejudica todo o andamento. Além disso, só quem já conferiu manualmente os recebimentos sabe o quão estressante é.

Já pensou no que faria com todo esse tempo dedicado à geração de boletos e conferência de recebimento? E se nós garantirmos que a automação na emissão de boletos é possível, é mais rápida e assertiva? Garanto que isso deixou você feliz, então continue a leitura para saber como.

Benefícios do RPA na emissão de boletos

  • Sem necessidade de emitir manualmente boletos através de sistemas bancários;
  • Otimização do tempo;
  • Redução de erros;
  • Emissão automática de boletos mediante a autorização da Nota Fiscal Eletrônica;
  • Possibilidade de envio direto de Nota Fiscal Eletrônica, XML e boletos em um único e-mail;
  • Automação da atualização da situação dos recebidos.

Além disso tudo, o RPA também é capaz de fazer:

  • Consulta automática aos sites de enriquecimento de base, seja de fornecedor ou de sites públicos;
  • Captura automática de dados estratégicos nos sites dos clientes;
  • Integração automática com fornecedores SMS, boletos, entre outros;
  • Consulta automática de CNPJ (status, dados da empresa, etc.) no site da receita federal.

Ficou alguma dúvida? Assista o breve vídeo abaixo no qual explicamos os benefícios em adotar RPA para sua empresa.

Eu preciso saber programar para usar essa ferramenta?

Definitivamente, não! Antigamente víamos ferramentas de automação que precisavam ser pré-programadas e é por isso que essa ideia persiste até hoje.

Atualmente, o RPA desenvolve a atividade através de observação de usuários. Enquanto as atividades são realizadas na interface gráfica, o robô aprende a dinâmica e as automatiza.

Então o RPA é uma Inteligência Artificial (AI)?

Também, não. Um RPA não é AI e AI não é RPA, mas podem trabalhar em conjunto.

Uma Inteligência Artificial aprende novos processos enquanto executa a tarefa e pode desenvolver uma linguagem própria. Um RPA apenas observa as ações e as replica.

Pronto para dar o próximo passo com a automação na emissão de boletos?

Por fim, se você pretende investir no bem estar de seus funcionários e na otimização do tempo, sim, você está pronto!

Se a sua ideia é permitir que seus colaboradores e colegas  se dediquem a atividades e tarefas que exijam mais deles do que simples transcrições repetitivas, sim, você está pronto!

Se você quer evitar os retrabalhos que são tão custosos (afinal, tempo é dinheiro, certo?), quer segurança e acuracidade dos dados, sim, você está muito mais que pronto!

Nós da Yank Solutions estamos aqui para conversar e esclarecer qualquer dúvida que você possa ter. Será um prazer ajudá-lo! Clique aqui para iniciar a conversa com nossos consultores.

Além disso, confira nossas diversas Soluções e os vários Segmentos que atendemos. Não deixe de visitar nosso portal, lá tem muitas informações legais e úteis.

 

Artigos relacionados