Você sabe quais são as diferenças entre Machine Learning e Inteligência Artificial? É comum que as pessoas pensem que se trata da mesma coisa. Porém, esses são dois termos distintos, ligados à tecnologia da informação.

A Inteligência Artificial pode ser descrita como a capacidade de um sistema ou máquina de reproduzir o comportamento humano em determinadas situações para as quais foi programado. Já o Machine Learning é a capacidade de aprendizado de um determinado software, que realiza leituras e análises sobre grandes massas de dados.

Ambas as tecnologias são importantes, e você poderá entender mais sobre elas, neste texto. Boa leitura!

A importância do Machine Learning e da Inteligência Artificial

O nosso mundo é digital, e não há como negar isso. Tudo pode ser baseado em dados e relações virtuais. Conforme a tecnologia avança, é necessário munir-se de ferramentas capazes de subsidiar nossas decisões estratégicas e automatizar processos repetitivos. É com base nessa demanda que conceitos como Machine Learning e Inteligência Artificial se tornam tão importantes.

Até pouco tempo atrás, tínhamos uma competitividade regional, que impedia o surgimento de novos players rapidamente. Hoje, isso mudou drasticamente. Com a transformação digital, novos concorrentes podem surgir a qualquer momento — e o mercado se tornou global.

Por conta disso, investir em tecnologia como Machine Learning e Inteligência Artificial se tornou uma questão de sobrevivência para as empresas, que devem se manter constantemente em busca de inovação e otimização de seus resultados. Isso só se torna possível com a aplicação de novas tecnologias e ferramentas.

As diferenças entre Machine Learning e Inteligência Artificial

O Machine Learning e a Inteligência Artificial são duas tecnologias distintas, porém muito próximas, o que causa essas confusão sobre os seus conceitos. É comum encontrarmos os termos juntos em várias ocasiões, mas existem claras diferenças. Vamos a elas.

O Machine Learning é uma espécie de IA

Antes de mais nada, temos de entender que ML é um tipo de Inteligência Artificial: um sistema munido de comportamento semelhante ao humano, pelo qual se espera obter determinados resultados.

Porém, essa tecnologia é voltada para um objetivo em específico: o de coletar, processar, analisar e entregar resultados acerca de grandes massas de dados, substituindo um analista nesse trabalho altamente repetitivo e massante.

A Inteligência Artificial busca imitar o comportamento humano

O objetivo da IA é imitar o comportamento humano, passando-se, muitas vezes, por uma pessoa. Por exemplo, é comum observar atendentes robóticos em call centers tão bem elaborados, que algumas pessoas não percebem estar falando com um robô.

O Machine Learning foca em aprender

O objetivo do ML é manipular grandes massas de dados para aprender a tomar as melhores decisões possíveis, seguindo padrões que possam surgir dentro desses conjuntos de informação e subsidiando as estratégias de uma empresa.

Como vimos, mesmo que ambos os conceitos sejam diferentes e tratem de tecnologias diversas, suas aplicações são realmente muito próxima e podem auxiliar as empresas a encontrarem uma forma de se destacar no mercado perante os seus concorrentes. Agora que você já conhece a fundo os termos Machine Learning e Inteligência Artificial, sabemos que vai aplicá-los da melhor forma.

Se você gostou deste texto, aproveite para entender como criar uma cultura focada em dados!

Spread the love