Em um mercado competitivo, as empresas estão encontrando, cada vez mais, a necessidade de trazer a criatividade para o seu dia a dia. Durante muitos anos, essa habilidade foi vista como um dom ou algo para poucos. Felizmente, hoje estudiosos e profissionais apontam caminhos para estimular a criatividade na empresa.

Esse caminho nem sempre é fácil, mas traz resultados. Segundo estudo da Forrester, de 2014, 82% dos empresários entrevistados acreditavam que o investimento em criatividade resulta em crescimento de negócios e ganho de presença no mercado. Por outro lado, 61% deles ainda não enxergavam as suas empresas como criativas.

Essa disparidade entre expectativa e realidade pode parecer estranha, mas tem uma justificativa: muitas empresas ainda não sabem como trazer a criatividade para o seu dia a dia. Por isso, neste artigo vamos entender três formas de tornar esse desejo realidade. Confira!

1. Cultura de inovação

Para estimular a criatividade é preciso mudar a forma como as coisas são feitas. Para isso, é necessário o desenvolvimento de uma cultura empresarial aberta à inovação e à diversidade.

Saindo do formato tradicional de equipes com responsabilidades limitadas e hierarquias verticais, a criatividade apresenta melhores resultados em ambientes com liberdade de expressão e igualdade. Dessa forma, ideias fluem com maior naturalidade e têm maiores chances de atingir bons resultados.

Além disso, a composição de equipes diversas e com profissionais com diferentes formações enriquece a busca por soluções inovadoras para problemas complexos. Por essa razão o estabelecimento de uma nova cultura empresarial fortalece a busca pela criatividade.

2. Feedbacks sem amarras

Além de estabelecer uma cultura empresarial, é necessário garantir que ela seja eficiente e real. Para isso, feedbacks mais claros entre lideranças e colaboradores são eficientes, mas o contrário também deve ser verdade.

Por exemplo, os tomadores de decisões devem estar abertos para escutar a opinião de todos os seus colegas, sem dar importância para diferenças hierárquicas. Dessa forma, os profissionais se sentem mais motivados e valorizados, com maior vontade de colaborar com a empresa e o seu sucesso.

Muitas vezes, a criatividade surge de onde menos espera e, por isso, é preciso estar aberto às opiniões de todos aqueles que buscam um objetivo comum — o sucesso da empresa.

3. Ambiente de trabalho para estimular a criatividade na empresa

Além da cultura empresarial e de feedbacks consistentes, o ambiente de trabalho também é um fator importante para estimular a criatividade. Escritórios tradicionais impedem a livre comunicação entre os profissionais e dificultam que novas ideias se encontrem para gerar soluções melhores.

Empresas altamente criativas contam com escritórios sem paredes e também sem posições fixas. Assim, as pessoas podem se posicionar da forma mais confortável e produtiva para cada projeto.

Referente também à forma como trabalhamos, a adoção de políticas de home office também auxilia no aumento da criatividade. Assim, profissionais podem trabalhar em equipes sem limites espaciais, permitindo novas experiências aos colaboradores e melhor qualidade de vida.

De forma simples, líderes que buscam estimular a criatividade na empresa encontram melhores resultados. Culturas mais abertas, formas modernas de trabalho, a livre comunicação e o investimento em capacitação profissional são formas de tornar isso realidade.

E você? Acha já está aplicando esses passos dentro da sua empresa? Para receber artigos como este diretamente em seu e-mail, assine a nossa newsletter!

Spread the love