Navegue por categorias

Gerenciamento de dados: 3 dicas para ter sucesso nesse controle!

Compartilhe este post

O gerenciamento de dados é um diferencial competitivo. Além de promover a segurança cibernética, auxilia na tomada de decisões acertada, melhora o relacionamento e a experiência do cliente, promove a gestão da informação de maneira otimizada, aprimora a relação com fornecedores e ainda reduz os riscos aos quais a empresa está sujeita de maneira expressiva.

Diante de tantas vantagens, ignorar o gerenciamento de dados é um erro estratégico que pode deixar a sua empresa para trás em meio ao mercado, que é cada vez mais agressivo.

Quer saber como obter sucesso na gestão de dados? Listamos três dicas importantes que vão ajudar você a atingir esse objetivo. Confira quais são elas agora mesmo:

1. Automação de processos e robotização

A automação de processos consiste em uma maneira eficaz e inteligente de promover o gerenciamento de dados. Na prática, significa robotizar tarefas administrativas executadas na empresa de maneira repetitiva pelos colaboradores.

Além de, por meio da automação, os processos serem executados com mais agilidade, menor incidência de erros e mais produtividade, uma vantagem inegável é a possibilidade de liberação dos colaboradores para concentrarem-se em desempenhar tarefas que requerem capital intelectual, já que os procedimentos corriqueiros serão desempenhados por robôs.

Além da simples execução, a automação gera relatórios, compila informações e entrega dados rápida e acuradamente, sendo essencial para a tomada de decisões e para o planejamento estratégico da empresa.

2. Consultoria em gerenciamento de processos (BPM)

Outra dica essencial para garantir o gerenciamento de dados adequado é contar com uma consultoria em otimização de processos. Existem técnicas adequadas que, se empregadas corretamente, são capazes de aprimorar todo o fluxo de trabalho da empresa.

Por meio da BPM, os processos são redesenhados e todo o negócio é remodelado após análise estratégica de tarefas, objetivos, fluxos e etapas produtivas. O mapeamento de processos é dividido em dois pontos: o AS IS e o TO BE.

No AS IS, são mapeados os processos conforme a situação atual em que a empresa se encontra, com participação dos envolvidos diretamente na operacionalização. Em seguida, é feita a padronização, a otimização e a entrega do mapeamento TO BE, que nada mais é que o fluxo redesenhado, ou seja, a situação futura dos processos.

Além de auxiliar na definição do que será otimizado, a consultoria deve garantir a implementação da automação pelo menor custo, gerando o mínimo de impacto em termos financeiros e de prazos, para evitar o desperdício e aumentar a produtividade.

Além disso, também deve apontar pontos de melhoria, identificar processos críticos e ajudar a empresa a sair na frente da concorrência.

3. Armazenamento de dados

Como a informação é o que uma empresa tem de mais valioso, já que ela está diretamente ligada a processos, dados financeiros próprios, dados de colaboradores e de clientes, investimentos, diferenciais competitivos e tecnologia empregada, é necessário mantê-la em segurança.

Por isso, contar com um software de armazenamento de dados na nuvem promove segurança, tranquilidade e a possibilidade de dar seguimento às operações remotamente.  

Conforme mostramos ao longo do artigo, o gerenciamento de dados é uma realidade e deve ser considerado por uma empresa que deseja destaque e crescimento no mercado. Contar com armazenamento seguro de dados em nuvem, consultoria em otimização de processos e promoção da automatização e robotização é a maneira essencial de promover a gestão com eficácia.

Agora, que você já sabe como promover o gerenciamento de dados, que tal entrar em contato conosco? Somos a Yank Solutions, uma empresa de robotização de processos corporativos e consultoria. Podemos ajudar você a obter sucesso nesse controle!

Artigos relacionados