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Gestão de qualidade nas empresas: melhore seus resultados já!

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Assim como diz o nome, a gestão de qualidade nas empresas é um modelo voltado para resultados e otimização contínua do desempenho de negócios, processos, produtos e, principalmente, pessoas. Com o aumento da competitividade, esse tipo de investimento traz diferenciais em rentabilidade e saúde da empresa. Assim, a gestão de qualidade traz melhorias aos negócios de forma visível.

Criado em 1961 por W. Edwards Deming, Joseph M. Juran e Armand V. Feigenbaum – consultores estadunidenses –, o modelo encontrou a sua primeira grande expressão no Japão, com a Toyota.

Como resultado da sua eficiência, o modelo toyotista é ainda hoje uma referência internacional dessa prática. Atualmente, a ISO 9001:2015 estabelece os critérios para essa prática e a metodologia de avaliação das empresas.

Neste artigo, vamos entender como esse conceito pode ser implementado na sua empresa, seja qual for o porte ou momento de crescimento. Vamos nessa?

Envolvimento de pessoas

O primeiro passo para a implementação de um sistema de gestão de qualidade é o envolvimento de pessoas. É preciso otimizar os canais de comunicação com os colaboradores. Por isso, é importante lembrar que profissionais motivados trazem melhores resultados e têm índices de desempenho mais altos.

Assim, é necessário também o investimento em capacitação e especialização dos profissionais. Com treinamentos constantes e fomentados pelas empresas, colaboradores e equipes se mantêm atualizadas em relação ao que há de melhor no mercado e trabalham com mais qualidade e eficiência.

Six Sigma e práticas eficientes

Além da motivação das pessoas, é preciso investir em modelos mais eficientes de gestão e produtividade. O Seis Sigma, por exemplo, estabelece um sistema de análise de processos para a redução de defeitos. Assim, as mudanças organizacionais levam a produtos melhores, maior satisfação dos clientes e menos desperdício.

Da mesma forma, técnicas como Scrum e Agile ajudam na execução de tarefas com eficiência. De forma simplificada, os projetos são distribuídos em pequenos passos que devem levar ao resultado final. Liderados por um profissional responsável, o objetivo é acelerar o desenvolvimento de projetos e aumentar a eficiência das equipes.

Apesar de comuns no mercado de TI, esses dois conceitos podem ser aplicados a qualquer área de negócio. Desse modo, mesmo empresas sem foco na tecnologia podem ter bons resultados com essas implementações.

Análise de resultados da gestão de qualidade nas empresas

Implementadas as primeiras mudanças dentro da empresa, é necessário também manter a atenção no resultado. Esse é o principal índice de um sistema de gestão de qualidade e é ele que demonstra o sucesso da implementação do novo modelo de gestão. Da mesma forma, o resultado obtido indica pontos de alerta e de melhoria.

De acordo com o porte da empresa e a complexidade do negócio, a dificuldade de implementação de um sistema de gestão de qualidade é maior. Esse processo deve ser feito em escala, partindo de unidades ou linhas de produtos menores e expandindo gradualmente. Assim, pode-se analisar os resultados com mais precisão e tirar conclusões mais relevantes.

Agora que já entendemos mais sobre a implementação da gestão de qualidade nas empresas, que tal aprender sobre os três principais indicadores de qualidade?

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