O setor farmacêutico é muito rico e com processos muito bem estabelecidos, mas você sabia que grande parte desses processos podem ser robotizados? O setor, geralmente, conta com Sistema ERP de mercado e uso intenso de rotinas repetitivas. Isso ocorre também com o uso do Sistema CRM (pra Vendas) e com Distribuidoras e Farmácias para realizarem suas compras, nicho interessante em que o robô pode ser um meio integrador e processar alto volume diário de requisições, basta explorar.

Quer saber mais sobre como a robotização pode beneficiar a indústria farmacêutica? Acompanhe o artigo abaixo e tire suas dúvidas. Vamos lá!

Benefícios da robotização

A robotização pode proporcionar ao setor farmacêutico a garantia de uso do medicamento no tempo adequado, o que é fundamental para a saúde dos pacientes. Além disso, ela pode oferecer melhores experiências de uso e consumo, dada a agilidade no processo.

Indústria farmacêutica ganha maior segurança com apoio da robotização e pode se beneficiar de diversas maneiras, sendo as mais relevantes:

  • Padronização do Processos internos dessa indústria;
  • Cumprimentos de Prazos com procedimentos que necessitam o cumprimento a risca, como retorno de medicamentos controlados com vencimentos específicos;
  • Agilidade no processo, pois muitas situações necessitam a rapidez para medicação de paciente em situação emergencial, onde o remédio é fabricado sob controle.

Atividades que os robôs podem operar

A indústria farmacêutica é ampla e os robôs podem operar em diversas atividades. Veja algumas!

  • Logística reversa (Devolução de medicamentos);
  • Extração de relatórios e start para processos de ativação ou ativação de procedimentos;
  • Geração de pedidos integrados com as distribuidoras (setor forte e ativo no país, onde as distribuidoras são grandes mantenedoras do processo de vendas de medicamentos);
  • Liberações de Ordem de Pedido;
  • Controles específicos;
  • Aprovações de Pedidos;
  • Criação de Chamados;

O processo de robotização em uma empresa do setor farmacêutico

Como todo processo a ser robotizado, inicialmente, são avaliados os que retornam mais valor com base em processos mais repetitivos e de maior esforço da equipe. Geralmente, os processos deste setor são de geração de relatório e ações em sistemas (ERPs e CRM), exemplo: Logística Reversa, Aprovações de pedidos, Triagem e criação de pedidos com base na carteira de distribuidoras, quando não há integração.

Além disso, existem algumas exigências que devem ser seguidas. Os processos de logística reversa são um bom exemplo, onde os critérios de devolução devem ser seguidos a risca para o medicamento controlado, bem como sua incineração.

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