Desde o início de 2020, as preocupações com a Covid-19 têm causado impactos na vida social e econômica nacional e em âmbito mundial. Devido ao avanço da doença por todo o mundo, no dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou o estado da contaminação à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Com tudo isso, nossa vida vai mudar muito daqui para a frente e de forma rápida. O que levaria décadas para ser implementado precisou ser feito em questão de dias. A pandemia antecipa mudanças que já estavam em curso, como o trabalho remoto, a educação a distância, a busca por sustentabilidade e a cobrança, por parte da sociedade para que as empresas sejam mais responsáveis do ponto de vista social. Quais serão as principais mudanças no mundo pós-Covid-19? Acompanhe o artigo abaixo e descubra.

10 tendências para o mundo pós-pandemia

  1. Revisão de crenças e valores
  2. Menos é mais
  3. Reconfiguração dos espaços do comércio
  4. Novos modelos de negócios para restaurantes
  5. Experiências culturais imersivas
  6. Trabalho remoto
  7. Morar perto do trabalho
  8. Shopstreaming (uma versão Instagram do antigo ShopTime)
  9. Busca por novos conhecimentos
  10. Educação a distância

Empresas e gestores estarão mais abertos a robotização

No mundo todo, sempre se discutiu se os robôs iriam substituir os humanos em seus  empregos. No entanto, nos últimos tempos a automatização vinha crescendo de forma lenta. Mas, com a chegada do coronavírus tudo isso mudou.

Ainda não existe uma vacina contra o coronavírus, portanto, a forma mais eficaz de combater a pandemia é o distanciamento social. Isso fez com que muitas empresas precisassem aderir ao home office e soluções de robotização. O objetivo não é mais cortar custos trabalhistas ou ganhar em eficiência. A causa urgente é a de minimizar ao máximo o contato entre humanos e evitar a disseminação rápida do coronavírus.

Isso porque, principalmente enquanto não houver uma vacina, mesmo após o fim das chamadas quarentenas, o distanciamento social deve continuar.

Setores mais beneficiados pela robotização

Os setores mais beneficiados pela robotização serão:

  • Todos os setores de Central de Serviços Compartilhados;
  • Áreas financeiras;
  • Área fiscal;
  • Atendimento ao cliente.

Isso porque a robotização proporciona ganhos em velocidade de execução das tarefas além de redução de custo e risco pela mitigação de erros.

Processo de implementação de robotização de processos

O primeiro passo é a identificação do processo e o mapeamento dele. Quando falamos em RPA estamos diretamente falando de processos. A partir do processo identificado é preciso analisar custos, se é um processo moroso, com muitas etapas manuais ou sistêmicas e muitas regras. Geração de receita: segmentar quais processos geram maior receita é uma variável importante a ser levada em consideração. Muitas vezes, esse não é considerado, no entanto, ele é fundamental  para melhorar a experiência do cliente.

O RPA já é mais que realidade nas empresas. Pesquisa do Gartner diz que 90% das médias e grandes empresas já utilizam RPA em seus processos de negócio. Além disso, estima-se que, em 2021, serão mais de 5 milhões de robôs em produção.

A pesquisa também aponta que o principal benefício para as empresas (22%) está relacionado ao aumento da produtividade de sua equipe. Produtividade esta que, de acordo com estudo da Mckinsey, pode ser otimizada uma vez que 30% das atividades realizadas hoje nas empresas podem ser automatizadas.

Dicas finais

Você sabia que a robotização pode ajudar em eventuais crises parecidas? Isso porque ela pode proporcionar uma transformação digital, proporcionando maior agilidade na execução das tarefas e melhorando a jornada do cliente.

Gostou dessa dica? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de tudo sobre robotização de processos.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como transformar a sua empresa digitalmente? Acesse um de nossos canais (Site ou Facebook) e fale conosco!

Spread the love