Outsourcing é uma estratégia de gestão que visa, sobretudo, a redução de custos. Com essa abordagem, a empresa consegue se organizar melhor internamente para aproveitar os seus funcionários de maneira mais inteligente e gerar resultados mais consistentes. Ou seja, também é sinônimo de maior produtividade, com o devido suporte ao crescimento da companhia.

Para aplicar isso, é preciso conhecer bem o que caracteriza o conceito e de fato o que é outsourcing. É isso o que discutiremos nos próximos tópicos deste artigo. Continue conosco e aprenda!

O que é outsourcing?

O outsourcing consiste na terceirização de serviços, ou seja, contratação de uma empresa especializada para lidar com determinadas atividades. Assim, essa companhia parceira é paga como um serviço, com uma taxa, e contribui com tarefas específicas. Contudo, esse conceito difere da terceirização no sentido tradicional por ser focado em atividades estratégias, administrativas ou lógicas.

Ou seja, nessa abordagem, uma organização procura ajuda externa de outra com know how em determinada função a fim de otimizar seus processos.

A principal razão para que isso aconteça é a necessidade de foco nas tarefas mais relacionadas com os produtos e serviços da companhia, que estão associadas ao núcleo do negócio. Os setores que são oferecidos nesse tipo de serviço são vendas, marketing, logística, TI etc. 

Quais são as suas vantagens?

A seguir, vamos ver quais são os benefícios do outsourcing de atividades. 

Redução de custos

O primeiro fator é a redução de custos. Afinal, essa é uma das principais implicações da terceirização estratégica, uma vez que permite que a gestão economize despesas com funcionários especialistas, com recursos e até mesmo com infraestrutura — no caso de serviços como TI. 

É como se a empresa contasse com ferramentas e estratégias avançadas à sua disposição, sem ter que arcar totalmente com os gastos, apenas com uma taxa referente ao serviço específico.

Menos erros e riscos

Como estamos falando de trabalho de especialistas e empresas com a devida expertise, outra vantagem é a diminuição de erros e riscos. Essas parcerias agregam maior consistência e precisão às operações, reduzindo retrabalho e eliminando gargalos operacionais comuns. Assim, a companhia fica livre de ameaças e garante resultados de qualidade, com ajuda de mentes experientes e inteligentes, e ferramentas modernas.

Aumento de produtividade

Quem contrata outsourcing consegue liberar os funcionários internos de funções secundárias para aquilo que eles foram contratados para fazer. Afinal, se um setor é gerenciado por uma organização externa, os colaboradores não precisam se desdobrar para resolver problemas sem o mínimo de conhecimento, por exemplo. 

Assim, a gestão assegura que os membros sejam devidamente aproveitados e consigam gerar valor para a companhia com o que fazem, com trabalhos estratégicos e relevantes. Isso gera maior produtividade, ou seja, mais produção com os mesmos recursos e mesmo pessoal, mas também dá suporte à criatividade e ao destaque competitivo.

Como funciona a terceirização de RPA?

O RPA é uma sigla para automação de processos robóticos e representa uma tecnologia que aloca robôs para funcionalidades repetitivas e cansativas. Desse modo, os membros são liberados também para tarefas mais criativas. 

Ele é relevante dentro do nosso tema pois existe outsourcing dessa tecnologia. Estamos nos referindo a empresas que desenvolvem sistemas e auxiliam na implantação de softwares que realizam trabalhos e estendem a capacidade da mão de obra tradicional. Com essa tecnologia, é possível alcançar maior produtividade, escalabilidade e precisão.

Existem aplicações em diversos setores, entre eles: atendimento ao cliente, recursos humanos, marketing, saúde, TI e logística. Nesses casos, os robôs manipulam documentos, pastas, iniciam sessões em aplicações, lidam com relatórios, enviam e-mails, gerenciam eventos, preenchem formulários e outros tipos de atividades.

A terceirização de atividades estratégicas é uma tendência cada vez mais comum de negócio entre empresas, já que permite bons resultados de uma maneira simples e evolução sem descontrole financeiro.

Dentro dessas soluções, existe o outsourcing de automação com RPA, que ajuda as companhias na implantação da tecnologia, criando soluções sob medida, a fim de evitar perdas de tempo e otimizar a eficiência dos processos.

A Yank Solutions é uma companhia que presta esse serviço, com uma experiência de 8 anos de mercado e mais de 150 projetos diferentes a fim de agregar agilidade aos clientes. A empresa conta com framework próprio, um tempo de implementação rápido e um painel de gestão completo, com monitoramento, estatísticas e análise de performance. 

Gostou de aprender sobre o que é outsourcing? Entre em contato com a Yank Solutions e torne essa solução real para o seu negócio!

Spread the love