Já faz mais de um século que as atividades industriais vêm se desenvolvendo. Desde a introdução das máquinas ao trabalho artesanal, é possível fabricar muito mais produtos em bem menos tempo. Atualmente, esse setor continua se renovando e, hoje, o mundo passa pela Quarta Revolução Industrial.

Apesar do nome, essa revolução afeta muito mais do que a própria indústria, alterando a forma como todos os negócios atuam no mercado. Independentemente de qual seja o seu setor, você deve ficar atento a essas mudanças para acompanhá-las.

Quer entender melhor como fazer isso? Então, acompanhe este texto. Nele, vamos explicar o que é a Quarta Revolução Industrial, como ela afeta o seu negócio e como se preparar para ela. Confira!

O que é a Quarta Revolução Industrial?

De forma bem simples, é a revolução vinculada ao mundo digital. Nela, a internet e a conectividade se tornam os ingredientes principais para elevar a produtividade de uma empresa. Se você utiliza a tecnologia digital no dia a dia, deve saber bem como ela amplia as possibilidades de qualquer negócio. Por isso, se for bem aplicada, poderá garantir um ótimo desempenho.

Porém, a Quarta Revolução Industrial não vai afetar apenas a indústria propriamente dita. A seguir, veja alguns efeitos que podem ser vistos em qualquer negócio!

Informação como o principal recurso

Na era digital, dados confiáveis são a melhor moeda de troca disponível. Se você tem informações sobre o seu público, sobre o desempenho do seu produto e sobre o mercado de forma geral, pode fazer um planejamento estratégico bem mais eficaz.

Maior ênfase na automação

Assim como as linhas de montagem e a máquina a vapor, a nova indústria também possui grande ênfase na automação de tarefas repetitivas. Hoje, isso se aplica a muito mais coisas, como o preenchimento de relatórios — que pode ser realizado de forma mais rápida e automática.

Otimização de todos os processos

Por fim, há uma grande ênfase na otimização do trabalho, ou seja, tirar maior rentabilidade com menos consumo de tempo, energia e recursos. Isso permite que a sua empresa alcance novos patamares sem ter que aumentar seu capital de giro.

Como você pode se preparar para ela?

Dependendo do seu negócio, algumas mudanças trazidas pela Quarta Revolução Industrial podem ser bem bruscas. Veja alguns passos importantes para poder acompanhar esse ritmo.

Invista em infraestrutura digital

Seja com um sistema próprio ou por meio da computação na nuvem, você precisa de uma infraestrutura adequada para utilizar todos os recursos digitais. Quanto antes começar a investir nela, mais rápido terá acesso aos seus benefícios.

Aposte na Inteligência Artificial

Um recurso muito importante hoje é a inteligência artificial, um conjunto de sistemas que permite às máquinas aprenderem e tomarem algumas decisões por contra própria. É um dos melhores recursos para a análise de dados e o aprimoramento de sistemas de automação.

Conheça e se adapte ao novo público

Na indústria 4.0, as empresas devem ir até o seu público. Com todas as informações disponíveis no meio digital, é mais fácil do que nunca conhecer os seus clientes e atender às suas demandas.

Agora que você entende melhor a Quarta Revolução Industrial, é hora de se preparar para entrar nela. Quanto antes você começar, maior será a sua vantagem.

Gostou do artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e mostre o impacto da indústria 4.0!

Spread the love