Não é coisa do futuro. A inteligência artificial no TI já é uma realidade em empresas ao redor do mundo todo, e no Brasil a situação não é diferente. A IA gera impactos no dia a dia de trabalho e exige que o profissional se adapte e se prepare para atuar com ela.

Os investimentos em inteligência artificial geram benefícios aos negócios, na medida em que reduzem custos, otimizam processos e fazem as empresas saírem na frente em um mercado tão competitivo e que valoriza a inovação. Entre os setores mais impactados pela IA estão os de Tecnologia da Informação, Marketing, Jurídico, Financeiro e de Recursos Humanos.

Quer saber mais sobre o impacto da inteligência artificial no setor de Tecnologia da Informação? Então confira os tópicos que listamos abaixo agora mesmo!

O que muda no dia a dia de trabalho?

Além da automação de processos, otimização da rotina e mudanças no fluxo de trabalho, a inteligência artificial no TI ainda permite a detecção mais ágil de problemas relacionados à experiência dos usuários e tentativas de quebra de segurança e ataques cibernéticos. Outra possibilidade, que já vem sendo aplicada, consiste na substituição de tarefas cotidianas, como help-desk, suporte de aplicações, administração de sistemas etc.

Entretanto, o uso de chatbots merece destaque, já que desempenha papel fundamental no atendimento online. Com a IA, a experiência do usuário é tão personalizada, ágil e eficiente que muitos não percebem que estão conversando com uma máquina inteligente. Assim, acreditam que estão dialogando com uma pessoa real.

Nesse cenário, o profissional de TI precisa ser capaz de fornecer todo o suporte para que os chatbots rodem sem interrupções e sem bugs para que o atendimento seja de qualidade e excelência.

Como o profissional de TI deve se adaptar?

A inteligência artificial otimiza os fluxos de trabalho e permite que o profissional de Tecnologia da Informação seja mais produtivo e apto a propor soluções criativas e inovadoras. Para atender a essa expectativa, ele precisa “pensar fora da caixa” e ter foco na resolução de problemas, visando sempre na melhoria da experiência do usuário.

Além disso, o profissional pode atuar como suporte a outros setores da empresa que também trabalham com inteligência artificial. Prestando assistência operacional e consultiva, ele pode focar na programação dos sistemas que vão rodar com a IA e ainda preparar todo o ambiente corporativo para a inovação.

A inteligência artificial no TI tem enorme importância, já que, além de ser tendência, está em franco crescimento. As possibilidades são infinitas e cabe ao profissional buscar conhecimentos que sejam aplicáveis cada vez mais na esfera de proposição de soluções e cada vez menos no âmbito puramente operacional. O grande trunfo da IA no TI é permitir que os analistas trabalhem em desafios complexos, enquanto as máquinas solucionam os mais simples e bem-definidos.

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